jump to navigation

Doe para o KDE-Edu sprint em Randa – 2012 August 15, 2012

Posted by tumaix in qla-tomazcanabrava.
trackback
Porque eu devo me importar com o KDE-Edu?
O KDE-Edu é utilizado por mais de 52 milhões de estudantes da rede publica, só no Brasil. De uma forma bem direta, caso os programas educacionais que oferecemos fossem pagos, não seria possivel essa abrangência. Mas não são apenas os programas que são gratuitos, como o trabalho feito para desenvolvê-los também. Nenhum programador é pago para fazer os programas, justamente por isso, nenhum tem dedicação exclusiva – temos outros empregos para sobreviver e criamos os programas educacionais por gosto, e porque é importante fazer algo que ajude o próximo, e neste caso, estamos ajudando 52 milhões de estudantes brasileiros.
 
Encontro Mundial de programadores do KDE-Edu
É natural trabalhar a distãncia quando o assunto é tecnologia, e programas educacionais não são excessão. Mas o trabalho em conjunto – a distância tem justamente o fator distância para atrapalhar, e passar uma semana trabalhando de forma conjunta, com reuniões presenciais, professores, educadores e especialistas em diversas áreas, juntos, faz muita diferença.
O Encontro do KDE-Edu é feito em Randa, uma simpatica cidadezinha suiça com cerca de 400 habitantes, organizado por Mario Fluxx em um grande casarão. Todos trabalham em uma área aberta, sem paredes, com conexão wifi, acordando cedo e dormindo tarde. É um trabalho realmente produtivo pois trabalha-se por gosto, e não por bolso.
Mas nem tudo é de graça
Como passagens de trem e avião. Temos programadores do KDE-Edu espalhados pelo mundo, e o encontro é na europa. No brasil temos dois programas concebidos por aqui (Rocs – Interface de Estudos e Desenvolvimento de Algoritimos de Estruturas de Dados ) criado por Tomaz Canabrava e o Spinet ( Programa de educação musical ) criado por Sandro Andrade. Além do Tomaz e do Sandro temos o Wagner Reck, ex-aluno do Google Summer of Code que se interessou em continuar contribuindo com o desenvolvimento do Rocs, e Filipe Saraiva, que ajuda no desenvolvimento do Cantor ( Interface de agregação para aplicativos Matemáticos como o Octave ), no Peru temos o Ronny Yabar Aizcorbe que criou um programa de ensino de Calculo utilizando as bibliotecas do KAlgebra.
Mas porquê não fazer o evento no Brasil, já que temos quatro pessoas daqui?
Custo. Temos quatro aqui no brasil, um no peru,  mas temos quinze na europa. Ficaria muito mais caro trazer todos pra cá que levar alguns pra lá.
Então, por tudo isso, e pelas 52 milhões de crianças e adolescentes brasileiras que usam nossos programas para crescer e aprender, pedimos ajuda para enviar nossos programadores para Randa, pois pelo quarto ano consecutivo a maratona de programação em Randa irá incluir projetos chave e desenvedores do KDE, todos colaborando mutuamente sob o mesmo teto, isolados do barulho e distrações da vida cotidiana de cidades grandes. Todos os encontros anteriores em Randa foram concentrados e produtivos, gerando resultados excepcionais; organizadores e participantes esperam o mesmo e mais do encontro deste ano, todos os encontros produziram significantes melhorias para os usuarios e desenvolvedores do KDE.
Se você não está indo ainda assim pode ajudar a reunião fazendo uma doação, como no passado a reunião em Randa irá beneficiar todos os que usam softwares do KDE. Nós temos uma meta de 10.000 euros,  doem o que podem para tornar Randa 2012 possivel.

Comments»

No comments yet — be the first.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: