jump to navigation

Qt e o futuro do KDE March 10, 2011

Posted by Sandro Andrade in liveblue-news, qla-sandroandrade.
trackback

por: Cornelius Schumacher (Presidente do KDE e.V.)

Após o anúncio recente da Nokia sobre a sua futura estratégia de desenvolvimento para smart-phones, o KDE tem recebido uma série de perguntas. Muitas dessas questões são relacionados ao futuro do compromisso entre o KDE e o framework Qt. Nesta mensagem, definimos o que vemos como um futuro brilhante para o Qt e o KDE.

Qt

Passamos a utilizar o Qt em 1996 por constituir o melhor framework para desenvolvimento de software. Hoje, ainda continua sendo. Ao longo dos últimos 15 anos o KDE vem trabalhando para assegurar que o Qt esteja sempre disponível, levando à criação de acordos como aqueles que sustentam a KDE Qt Free Foundation. O futuro do Qt foi ainda mais reforçado nos últimos anos por decisões da Nokia que passaram a liberá-lo sob a licença LGPL e que iniciaram o processo de dar, à comunidade, uma maior influência através do processo de Open Governance. Estamos trabalhando com nossos parceiros para acelerar este processo e tornar a Open Governance uma realidade. Neste ínterim, congratulamo-nos com o compromisso contínuo da Nokia com o Qt, assim como seu contínuo apoio ao KDE, como patrono e como patrocinador da nossa conferência anual.

KDE

Hoje o KDE enfrenta novos desafios e oportunidades. Computadores desktop tradicionais e laptops já não são os únicos meios para que usuários trabalhem com documentos, se divirtam e interajam socialmente. Inovações como netbooks, tablets e smart-phones cada vez mais poderosos mudaram o uso do computador, introduzindo novos form factors e novos casos de uso. Pela primeira vez desde que o KDE foi fundado temos a chance de moldar a natureza de utilização do computador, ao invés de competir com os paradigmas de computação já estabelecidos.

O nosso framework Plasma nos coloca numa posição privilegiada para desenvolver interfaces inovadoras e modernas para smart-phones, sistemas embarcados em veículos, computadores desktop, computadores portáteis, media centers e muito mais. Poucos, se algum, dos nossos concorrentes têm um framework para interfaces de usuário que é tão portátil, atraente e fácil de desenvolver com o nosso. A peça fundamental do Plasma e da portabilidade das nossas aplicações é o Qt. O código desenvolvido para uma plataforma pode ser executado com mudanças mínimas (se alguma) em plataformas legadas, como o Microsoft Windows e Mac OS X e, fundamentalmente, em Linux e outras plataformas livres que variam desde dispositivos portáteis até computadores desktop mais poderosos. As recentes inovações do Qt, como o Qt Quick, fazem com que designers e desenvolvedores transformem suas idéias em aplicações e as ofereça aos usuários de uma forma muito mais fácil. O KDE está apenas começando a tirar proveito dessas novas oportunidades.

O Futuro

O Qt continua sendo o pilar sólido e multi-plataforma de tudo o que fazemos. Combinado com as tecnologias do KDE, acreditamos que o Qt é o framework mais convincente para o desenvolvimento multi-plataforma de aplicações. Nunca houve uma época melhor para moldar o futuro da computação. Participe e faça do futuro um futuro que é livre.

The Future

Qt remains the strong, cross-platform foundation of everything we do. Combined with KDE technologies, we believe Qt is the compelling framework for cross-platform software development. There has never been a better time to shape the future of computing. Join us and make that future a future that is free.

About these ads

Comments»

1. Qt e o futuro do KDE | Linux Ajuda - March 10, 2011

[...] Enviado por Sandro Andrade (sandroandradeΘkde·org): “por: Cornelius Schumacher (Presidente do KDE e.V.) Após o anúncio recente da Nokia sobre a sua futura estratégia de desenvolvimento para smart-phones, o KDE tem recebido uma série de perguntas. Muitas dessas questões são relacionados ao futuro do compromisso entre o KDE e o framework Qt. Nesta mensagem, definimos o que vemos como um futuro brilhante para o Qt e o KDE. (…) Leia o texto completo” [...]

2. Pajé - March 11, 2011

Não conheço nenhum Gerenciador de Janelas ao mesmo tempo avançado, prático e poderoso em todos os aspectos do que o KDE. A equipe está de parabéns!! Certamente o Qt, depois de 15 anos, deve continuar sendo o foco do desenvolvimento, dada a solidez, experiência e força do conhecimento e código legado acumulado em tanto tempo de atividades.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: