jump to navigation

K16 e o Futuro do KDE December 28, 2010

Posted by Sandro Andrade in liveblue-news.
trackback

Por: Frank Karlitschek

Community and Events

Onde estará o KDE em cinco anos ? Para responder esta pergunta pretendemos reunir visionários, estrategistas, organizadores, pensadores, realistas, sonhadores, criadores, líderes da comunidade de programadores do KDE e todos os interessados em discutir o futuro do KDE.

Como primeiro passo, realizaremos um encontro denominado “K16” reunindo uma primeira rodada de pessoas da comunidade para chegar a uma idéia de onde o KDE estará em cinco anos, em 2016. O objetivo é formular uma direção comum para a comunidade, criando uma visão compartilhada do que irá impulsionar o desenvolvimento a longo prazo de softwares do KDE.

O encontro acontecerá no início de 2011 durante um fim de semana prolongado. Teremos um ambiente criativo e produtivo através de um grupo heterogêneo de participantes, convidando moderadores externos, tendo tempo livre para atividades práticas, aplicando brainstorming e outras técnicas de criação em um local sem distrações.

Junte-se a nós

Se você quiser participar do encontro ou fornecer informações por favor envie um resumo de uma página sobre sua idéia de onde o KDE estará em cinco anos. O formato e o conteúdo depende da sua imaginação, seja ele um texto estratégico, uma visão do artigo do KDE na Wikipedia em 2016, uma história em quadrinhos ou algo completamente diferente. A única condição é que ele possa ser impresso em uma folha de papel e preso em um mural. Envie o seu resumo para k16@kde.org até 31 de dezembro de 2010. Por favor indique também se você gostaria de participar do encontro e quando você poderia estar presente.

A equipe de organização do K16 (composta por Sebastian Kügler, Dan Leinir Turthra Jensen, Riccardo Iaconelli, Stefan Werden, Jos Poortvliet, Artur Souza e Frank Karlitschek) selecionará 15 participantes com base nos resumos e os convidará para o encontro. O KDE e.V. irá financiar o encontro, cobrindo as despesas de deslocação e alojamento.

Todos os resultados do encontro serão publicados e ações subsequentes serão planejadas com a comunidade.

Estamos aguardando as suas idéias. Envie seu resumo para k16@kde.org. Compartilhe a sua visão de onde o KDE estará em 2016.

A organização do K16 gostaria de acrescentar os seguintes esclarecimentos sobre a elaboração dos resumos para o K16

Gostaríamos de explicar que temos alguns requisitos para que uma “visão” possa ser realmente chamada de visão.

Antes de tudo, simplesmente dizer que trabalho adicional é necessário, especialmente quando se trata de melhorar o que já está lá (não importa quão importante isto seja) não é suficiente. Sim, todos temos nossas queixas e existem muitas áreas que precisam de melhorias. Mas procuramos uma visão em 5 anos.

Segundo, você precisa fornecer idéias sobre como realizar os planos dentro de uma comunidade do software livre como o KDE – e isso é importante. Somos a maioria voluntários, trabalhando no que gostamos ou consideramos importante. Qualquer que seja a visão que você apresente ela tem que mostrar como chegar lá e como ter pessoas envolvidas nela.

Resumindo, a visão deve ser ambiciosa e ao mesmo tempo realista. Nossa meta a longo prazo – criar algo atraente, ultrapassando o simples conceito de janelas gráficas – deve ser o foco, e não melhorias incrementais pois isso não será o suficiente para o KDE em cinco anos.

Comments»

No comments yet — be the first.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: